1º Semestre de 2018

XV Jornada de História Antiga

Contatos Interculturais e Migrações no Mediterrâneo Antigo

Dias 21, 22, 23 e 24 de maio de 2018

Durante a XV Jornada de História Antiga, realizada em maio deste ano, o Núcleo de Estudos da Antiguidade lançou dois novos livros: "Rede de Conectividade no Mediterrâneo Antigo", organizado pela Dr.ª Maria Regina Candido, no qual diversos pesquisadores apresentam múltiplos olhares sobre as relações socioculturais, comerciais e políticas em sociedades medeiterrâneas; e "Flávio Josefo", escrito pelo Doutorando Junio Cesar Rodrigues Lima, com ênfase no paradigma de circularidade cultural entre as comunidades judaicas e sociedade romana no século I d.C.

Ambos os livros podem ser adquiridos na sede do NEA, situada à Rua São Francisco Xavier, 524, 9 andar, sala 9030A, Rio de Janeiro - UERJ Campus Maracanã.

NEA lança novos livros em comemoração dos 20 anos do Núcleo de Estudos da Antiguidade

Atualizado em Julho de 2018

O Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental (LEAO), criado em março de 2017, está vinculado ao Programa de Pós-graduação em História e ao Departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e tem como foco a pesquisa da antiga Mesopotâmia, ao longo dos três mil anos de história, e sua relação com as demais civilizações do Antigo Oriente Próximo.

O grupo propõe o debate e a reflexão crítica sobre a história antiga oriental, discutindo questões contemporâneas e lançando um novo olhar sobre um passado do qual conservamos uma importante herança cultural.

O Laboratório de Estudos da Antiguidade Oriental tem ainda como objetivo a difusão das pesquisas sobre a Mesopotâmia, em particular, e sobre o mundo antigo, em geral, estimulando a publicação de artigos, capítulos de livros, resenhas, bem como a participação em eventos científicos no Brasil e no exterior.

O grupo visa a formação de novos pesquisadores na área de história antiga oriental, promovendo a participação de estudantes nos diversos níveis de formação, desde a iniciação científica até a pós-graduação strito sensu.

Pós Graduação Itecne
Atualizado em Julho de 2018

A primeira parada da Expedição Cultural ao Egito da Pós-graduação Itecne é o Templo de Karnak.

Construído por faraós, o templo é o maior santuário do mundo antigo. Dedicado ao deus Amon, o complexo contém também o templo de seu filho, Khonsu, e de sua esposa, Mut.

Confira as fotos da última expedição aqui: https://goo.gl/r94kGC

Quer saber mais detalhes sobre o curso e como se inscrever?

Entre em contato conosco pelo e-mail mana@itecne.com.br ou pelos números (41) 3092-0198 e (41) 99934-6436 (Whatsapp).

As vagas para essa turma do curso de Arqueologia e História do Egito Antigo já estão esgotadas!

Quer receber informações e fazer a sua reserva para um possível segundo grupo? Entre em contato conosco pelo e-mail mana@itecne.com.br ou pelo WhatsApp (41) 99934-6436.

Também ofertamos o curso de História Antiga e Medieval, saiba mais em: https://goo.gl/myGZbH.