O Jornal Philia alcança a sua 50ª edição e para nós editores coordenadores que compõem a equipe do NEA/UERJ, este é um motivo de jubilo, congratulação e reflexão visando analisar a  trajetória da publicação do informativo de História Antiga que tem priorizado as pesquisas de alunos de graduação em sociedades antigas. O jornal Philia teve inicio no ano de 1999, quando era produzido em parceria com os alunos de graduação e pós-graduação em História Antiga da UERJ, UFRJ e da UFF. A missão do jornal consistia em abrir espaço para publicação de artigos  e reflexões de alunos de graduação com pesquisas em sociedades antigas. Em geral, os alunos pesquisadores publicavam o estado atual de suas pesquisas resultado de  Projetos de Iniciação Cientifica, Projeto de Extensão, alguns eram bolsistas da CAPES, outros do CNPq e atualmente, muito deles se tornaram professores universitários.

O jornal teve a sua trajetória de publicação comprometida devido ao alto custo do papel e da impressão, fato que levou no final dos anos 2000, a necessidade de ser subvencionado pela UERJ/SR3. A produção do Jornal Philia permitiu aos integrantes e pesquisadores do NEA/UERJ promover o intercambio  e realizar parcerias com outras instituições de ensino superior para a realização de eventos, convênios e atividades. Através desta aproximação os alunos  e bolsistas colocam em pratica as máximas greco-romanas de atuar em equipe, prezar pela solidariedade, ajuda-mutua, reciprocidade e de realizar um trabalho de excelência em qualquer área de atuação. O trabalho em equipe exige o domínio da seleção do conteúdo, conhecimento de diagramação, contato e organização de entrevistas que durante a década de 90 foi realizado pelos três centros de pesquisas em sociedades antigas, a saber: NEA/UERJ, LHIA/UFRJ e CEIA/UFF ao qual dos 500 exemplares produzidos, 130 jornais eram distribuídos para cada instituição e os demais eram enviados para as diferentes unidades públicas e privadas que frequentavam os cursos e eventos de extensão.

O jornal Philia ampliou o seu espaço de atuação, a pedido, e passou a receber artigos de pesquisadores tanto da graduação quanto da pós-graduação visando divulgar as pesquisas com grau de excelência.

Atualmente, o jornal é impresso pela Gráfica da UERJ/DIGRAF UERJ a quem enviamos os nossos agradecimentos pela atenção e empenho. Continuamos recebendo artigos de alunos de graduação e pós-graduação, mantemos a distribuição para as IES públicas e privadas, sem custos.

Hoje a equipe do NEA/UERJ que compõem a produção do Jornal Philia se orgulha em relembrar e comemorar a sua trajetória de trabalho, de perseverança ao chegar na sua 50ª edição, com circulação internacional promovido pelo site AWOL / The Ancient World Online.

Com efeito, a equipe de editores e coordenadores perceberam que estava na hora de se reinventar e efetuar uma renovação no layout, entrando na modernidade através do estabelecimento  do jornal na Internet.

Sim, agora via on line, o Jornal Informativo de História Antiga: Philia a partir de sua 50ª edição passa a disponibilizar os artigos, as entrevistas e as informações de evento/cursos através de site na Internet. Nesta edição de aniversário da 50ª edição, vamos disponibilizar, a pedido, as antigas publicações ao qual inclui o Jornal Philia de nº 01 cuja produção foi idealizada em animada reunião de amigos, realizada numa agradável cobertura na Tijuca. A equipe de editores e a condenação do Jornal Philia agradece a todos que vêm colaborado com o jornal ao longo desses anos nos fornecendo artigos, informação de eventos e cursos de extensão. Na função de Coordenadora Geral do NEA e do Jornal Philia deixo a público os meus sinceros agradecimentos  aos trabalhos prestados como editor do Prof. Carlos Eduardo Campos e, em especial, ao design e Prof. Junio Cesar Lima assim como desejo as boas-vindas a nova e jovem equipe de editores formado pelos pesquisadores Vinicius M. Zavalis  e  Andrea Leal .  

Convidamos a todos que tem colaborado com o Jornal Philia ao longo desses anos para renovarmos os laços de amizade/philia, informando que estamos recebendo artigos para publicação impressa e on line assim como as entrevistas e divulgação de cursos e eventos nacionais ou internacionais.

Um grande abraço a todos,

Maria Regina Candido
Prof. Associada NEA/UERJ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Copyright & Designed by Andréa Magalhães da Silva Leal 2009 - 2014